Catálogo
Voltar atrás
-40%

Nós e a Gripe - Informação, Conhecimento e Bom Senso

Constantino Sakellarides

  • Edição Janeiro 2009
  • Colecção Gradiva Saúde
  • ISBN 978-989-616-314-9
  • Páginas 200
  • Dimensões 0 x 0
€10,10 €6,06
Indisponível

Este livro tem como principal objectivo ajudar as pessoas, o cidadão comum, a situar-se na problemática da gripe, no contexto da pandemia em curso, e do novo ciclo da gripe que com ela se inicia. Parte-se do princípio de que isso significa, antes de mais, proporcionar «conhecimentos críticos» que permitam transformar informação e orientações genéricas em decisões concretas adaptadas a circunstâncias específicas.

 

Não se trata de repetir informação já facilmente disponível e exaustivamente divulgada. Trata-se antes de ajudar a interpretá-la e a traduzi-la para as situações que cada um experimenta no meio onde vive e trabalha. Não é uma questão de mais informação. É antes uma aposta em melhor conhecimento.

 

Este livro não é uma compilação de «receitas comportamentais» para todos. Procura saber como se pensa em tempo de gripe, de forma a minorar os seus efeitos imediatos, mas também a extrair desta experiência ensinamentos para o futuro que vão para além da gripe, da doença e da própria saúde pública.

  

Esta publicação não é um facto isolado. Antes insere-se no trabalho que a equipa da gripe da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a realizar neste domínio, principalmente através do projecto Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica. São elementos desta equipa:

 

                        António de Sousa Uva

                        Carla Nunes

                        Constantino Sakellarides

                        João Prista e Silva

                        Luís Graça

                        Luís Saboga Nunes

                        Teodoro Briz

                        Ana Isabel Santos

                        Ana Rita Pedro

                        Filipe Rocha

                        Marta Araújo

                        Patrícia Barbosa

                        Pedro Aguiar

 

 

E porque assim é, decidiu-se que os proventos financeiros correspondentes à autoria deste livro serão inteiramente canalizados para assegurar a expansão e continuidade daquele projecto.