Catálogo
Voltar atrás
-40%

Os Problemas do Milénio

Os sete maiores enigmas da matemática contemporânea

Keith Devlin

  • Edição Janeiro 2008
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-989-616-245-0
  • Páginas 320
  • Dimensões 0 x 0
€21,20 €12,72

Prémio Pitágoras 2005

Autor distinguido com o Prémio Carl Sagan para Divulgação Científica 2007

A obra Os Problemas do Milénio fornece ao leitor leigo a descrição mais competente e acessível dos Everestes da matemática - os sete problemas não resolvidos que definem a situação da matemática contemporânea.

Em 2000, a Fundação Clay, de Cambridge (Massachusetts), anunciou um concurso histórico: quem conseguisse resolver um dos sete problemas matemáticos ainda sem solução e ver a demonstração confirmada pelos especialistas receberia um milhão de dólares como prémio. Esta decisão tinha um precedente: em 1900, David Hilbert, um dos maiores matemáticos do seu tempo, propôs vinte e três problemas, agora conhecidos como Problemas Hilbert, que definiram grande parte da ocupação da matemática no século XX. Os Problemas do Milénio adquirirão provavelmente um estatuto semelhante e a sua solução (ou ausência desta) desempenhará porventura um papel importante na determinação do rumo da matemática no século actual.

Destinado a matemáticos, físicos, engenheiros e a todos os curiosos interessados nos últimos desenvolvimentos matemáticos, este livro de Keith Devlin transforma cada Problema do Milénio numa revelação fascinante das questões mais profundas e complexas deste campo do saber.

O QUE DIZEM OS CRÍTICOS

«Os livros de Keith Devlin sobre matemática são notavelmente claros e elegantes: ele explica as ideias subjacentes de forma simples, mas profunda. E tudo isto é feito de um modo encantador, com grande inteligência, humor e entusiasmo.»

BARRY MAZUR, Universidade de Harvard

«Este livro satisfaz qualquer pessoa que procure um guia da matemática teórica moderna explicada ao leigo. Ou que queira ganhar um milhão de dólares.»

School Library Journal