Catálogo
Voltar atrás
-40%

Lavoisier no Ano Um

Madison Smartt Bell

  • Edição Janeiro 2007
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-989-616-192-7
  • Páginas 200
  • Dimensões 0 x 0
€14,13 €8,48
Indisponível

Antoine Lavoisier - que viveu no apogeu do Iluminismo e morreu às mãos da Revolução - foi ele próprio um revolucionário. Seguido de perto pela florescente comunidade científica internacional, competiu com as melhores cabeças do seu tempo para ser o primeiro a explicar como operam realmente os processos químicos. Auxiliado por uma grande fortuna e pela sua mulher esclarecida, empregou a mais engenhosa e dispendiosa tecnologia do seu tempo numa série de experiências inovadoras que destronaram definitivamente a alquimia medieval e estabeleceram uma linguagem química que ainda hoje é utilizada. Contudo, o seu triunfo pessoal foi de pouca dura, e a glória com que o seu feito enalteceu a França não conseguiu protegê-lo das garras do Terror.

O QUE DIZEM OS CRÍTICOS

«Madison Smartt Bell, notável e prolífico romancista, mostra neste livro o seu talento narrativo e a sua versatilidade, contando-nos com grande beleza a história real da descoberta química: como Antoine Laurent Lavoisier determinou o rumo da química moderna - e perdeu a vida no terror jacobino.»

Roald Hoffmann, Prémio Nobel da Química, 1981

O AUTOR

Madison Smartt Bell recria vividamente esta era turbulenta de razão e revolução, e o trabalho de um homem que simboliza perfeitamente o espírito do seu tempo. Lavoisier no Ano Um é uma descrição literária e lúcida da grande corrida do século XVIII à compreensão dos elementos, que criou a química moderna.