Catálogo
Voltar atrás
-40%

O Dedo de Galileu

As dez grandes ideias da ciência

Peter Atkins

  • Edição Janeiro 2007
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-989-616-188-0
  • Páginas 520
  • Dimensões 0 x 0
€29,78 €17,87
Indisponível

Porquê o dedo de Galileu?

O dedo médio, conservado, da mão direita de Galileu foi separado do corpo um século após a morte do cientista e encontra-se em exibição no Museu da História da Ciência, em Florença. Galileu foi responsável por grande parte do ímpeto da ciência moderna, afastando-a definitivamente do obscurantismo medieval.

Assim, em última instância, é graças a Galileu e ao facto de ele nos ter apontado o caminho e o método certos que temos hoje possibilidade de nos debruçarmos sobre as grandes ideias da ciência. Destas, as dez maiores, segundo Peter Atkins, relacionam-se com a evolução, o ADN, a energia, a entropia, os átomos, a simetria, os quanta, a cosmologia, o espaço-tempo e a aritmética.

Neste brilhante relato das ideias centrais da ciência contemporânea, o consagrado autor Peter Atkins celebra o poder do método científico face à mera especulação na revelação da natureza do nosso universo, do nosso mundo e de nós próprios.

O QUE DIZEM OS CRÍTICOS

«Tudo o que é importante está aqui.»
Times Higher Education Supplement

«Atkins apresenta-nos uma reavaliação assombrosa do conhecimento actual.»
John Maddox, Times Literary Supplement

«Uma introdução acessível e informativa ao pensamento científico ocidental.»
Science News

«Um livro extraordinário e ambicioso.»
Nature

«Abre os nossos olhos para a poesia da ciência profunda. [...] A prosa erudita de Atkins deixa-nos inspirados, realizados, enriquecidos e convenientemente vivos.»
Richard Dawkins, autor de O Gene Egoísta e Decompondo o Arco-Íris

«Um levantamento portentoso das grandes ideias científicas.»
The Independent

«Este livro é o guia perfeito para o indivíduo leigo e inteligente que sempre quis compreender mais profundamente a ciência, mas não sabia por onde começar.»
Mark Henderson, The Times

«Este livro constitui um guia precioso e elucidativo dos principais esclarecimentos oferecidos pela ciência.»
Physics World

«Gostaria de colocar este livro nas mãos de qualquer pessoa que procure uma sinopse da ciência e da matemática. Esta é uma das melhores visões panorâmicas actualmente disponíveis da extraordinária simetria, subtileza e mistério da natureza.»
John Cornwell, The Sunday Times

O AUTOR

Peter Atkins é Professor de Química e Membro do Lincoln College na Universidade de Oxford. É autor de vários manuais de química internacionalmente conhecidos graças ao seu dom extraordinário para explicar os factos - em particular, conceitos complexos - de modo memorável e com grande clareza. Este dom tem sido usado regularmente nos seus livros destinados ao público em geral, mas nunca com o efeito conseguido em O Dedo de Galileu.