Catálogo
Voltar atrás

Dias Exemplares

Michael Cunningham

  • Edição Janeiro 2005
  • Colecção Gradiva, Obras de Michael Cunningham
  • ISBN 978-989-616-079-1
  • Páginas 396
  • Dimensões 0 x 0
€7,50

Em cada uma das partes deste romance de Michael Cunningham - o primeiro desde o mundialmente aclamado As Horas - encontramos o mesmo grupo de personagens: um rapaz, um homem e uma mulher. "Dentro da Máquina" é uma história de fantasmas situada em plena revolução industrial, numa época em que a humanidade enfrentava as realidades alienadoras da nova era mecanizada. "A Cruzada das Crianças", cuja acção decorre no início do século XXI, explora as convenções do policial negro, narrando a perseguição a um grupo de bombistas suicidas que aterrorizam a cidade de Nova Iorque. A terceira e última parte, "Uma Espécie de Beleza", evoca uma Nova Iorque futura, num período em que a cidade é invadida por uma vaga de refugiados oriundos do primeiro planeta habitado a ser contactado pelos seres humanos.

Presidindo a cada episódio deste todo interrelacionado, a figura profética do poeta Walt Whitman, que prometeu aos seus futuros leitores: "Pouco importa o tempo ou o lugar [...] Eu estou convosco e sei como é a vida." Atravessando diferentes géneros ficcionais, Dias Exemplares é uma poderosa e comovente ode à cidade de Nova Iorque e uma meditação sobre o rumo e o significado do destino da América. Uma obra de um vigor e uma beleza raríssimos de um dos autores mais originais do nosso tempo.

«Li o novo livro de Michael Cunningham (autor de As Horas, entre outros) em três dias. Radicalmente bem escrito e imaginado, este livro conta três histórias que se devoram apaixonadamente. Deu-mo um amigo que o acha 'genial, sombrio, inquietante, profético, cheio de compaixão e... religioso!'. Eu diria que é tudo isto, mas também luminoso e poético. Com a poesia literal de Walt Whitman, que amava todas as coisas, e a poesia acrescentada de Cunningham, para quem não existem vidas insignificantes. Adoro bons livros.»

Laurinda Alves, in revista Xis