Catálogo
Voltar atrás
-40%

Sexo e Cognição

Doreen Kimura

  • Edição Janeiro 2004
  • Colecção Mente Aberta
  • ISBN 978-972-662-993-1
  • Páginas 288
  • Dimensões 0 x 0
€10,10 €6,06

Neste livro, em que a informação apresentada é solidamente ancorada em factos, Doreen Kimura apresenta uma sinopse compreensível dos nossos conhecimentos actuais sobre os fundamentos neuronais e hormonais das diferenças comportamentais entre os sexos masculino e feminino, especialmente no que concerne às diferenças em termos de capacidades cognitivas. Kimura advoga que as mulheres e os homens diferem entre si não só quanto aos seus atributos físicos e função reprodutiva, como também no que diz respeito ao modo como resolvem problemas comuns. A autora fornece dados que demonstram que os efeitos das hormonas sexuais na organização cerebral se fazem sentir de tal maneira cedo na vida dos indivíduos que o meio actua, desde o início, sobre cérebros estruturados de maneiras distintas em rapazes e raparigas. Kimura apresenta vários estudos comportamentais, neurológicos e endocrinológicos que permitem compreender os processos que originam, no cérebro, estas diferenças entre os sexos.

«Kimura apresenta uma síntese de reconhecida excelência sobre o campo das diferenças entre os sexos na cognição, passando das hormonas para a cognição, e dos genes para o comportamento, de uma maneira pausada e clara. Este livro constituiu um recurso valioso para estudantes e professores de ciência cognitiva.»
SIMON BARON-COHEN, Departamento de Psicologia Experimental e Psiquiatria, Universidade de Cambridge

«Sex and Cognition é uma síntese, de leitura perfeitamente acessível, do que sabemos acerca das diferenças entre os sexos no domínio da cognição. Kimura apresenta-nos um livro informativo, destituído das opiniões tendenciosas, dos clichés e das meias-verdades que encontramos em muitas descrições respeitadas sobre sexo e cérebro, sem contudo sacrificar o interesse da questão básica.»
BRYAN KOLB, Professor de Psicologia e Neurociência, Universidade de Lethbridge

«Este livro apresenta uma leitura extremamente clara e um debate entusiasmante da investigação contemporânea acerca da natureza e importância das diferenças entres os sexos nas aptidões cognitivas, bem como do modo através do qual os factores biológicos contribuem para as diferenças entre os dois sexos e dentro do mesmo sexo. A Professora Kimura apresenta dados esclarecedores sobre um tópico que gera grande exaltação de ânimos. A investigação criativa e ponderada que empreende mostra como a ciência nos pode ajudar a compreender uma questão social importante. Este livro deve ser lido por todos aqueles que estejam seriamente interessados em entender o que faz com que homens e mulheres sejam diferentes.»
SHERI BERENBAUM, Professora de Ciências Comportamentais e Sociais, Escola de Medicina da Universidade de Southern Illinois, Carbondale

«Trata-se aqui de uma apresentação geral abrangente, erudita e de fácil leitura da teoria e dos dados que possuímos sobre diferenças cognitivas entre os dois sexos, feita por um dos mais notáveis contributores a nível mundial na matéria. Este livro pode ser apreciado por leigos informados e por estudantes de qualquer nível de ensino, assim como por especialistas deste domínio científico.»
IRWIN SILVERMAN, Professor de Psicologia, Universidade de York, Canada


DOREEN KIMURA é Professora de Psicologia na Universidade Simon Fraser. É autora de Neuromotor Mechanisms in Human Communication e tem escrito sobre sexo e cognição para publicações como a Scientific American.