Catálogo
Voltar atrás
-40%

PORQUE TRIUNFOU O JAPÃO?

Michio Morishima

  • Edição Janeiro 1989
  • Colecção Conhecer o Oriente
  • ISBN 972-662-129-1
  • Páginas 118
  • Dimensões 0 x 0
€11,11 €6,67
Indisponível

Este livro escrito por um notável economista japonês actualmente a residir no Ocidente, proporciona uma nova interpretação do êxito da economia japonesa. Ao colocar a ascensão do Japão no contexto do seu desenvolvimento histórico, o Professor Michio Morishima mostra como as ideias religiosas, sociais e tecnológicas importadas de outros países influenciaram de forma decisiva o espírito nacionalista, dando origem a uma cultura completamente distinta da que previamente existia.

O autor baseia as suas observações nos últimos 120 anos em que o Japão desenvolveu grandes contactos com o Ocidente, descrevendo os dois pontos mais altos que determinaram a ascensão do país a grande potência: a Revolução Meiji, em 1867 - que fez com que o Japão saísse do isolacionismo e enveredasse pela adopção da tecnologia ocidental e pela criação de um estado-nação ao estilo ocidental - , e a II Grande Guerra. Ao longo da obra, porém, é sempre acentuada a importância do papel que as doutrinas éticas desempenharam na criação do capitalismo japonês, nomeadamente a tradição confuciana de lealdade absoluta para com a empresa e o Estado.

Este relato, que clarifica em que medida a ascensão económica de um país se deve a factores típicos das suas tradições históricas, foi considerado pelo Times Literary Supplement como «uma análise admirável pela diversidade de perspectivas apresentadas que mais uma vez vem confirmar a necessidade - e a riqueza - das explicações do comportamento económico em termos de teoria política e mudança social».