Autor

Stanislas Dehaene

Stanislas Dehaene ocupa a cátedra de Psicologia Cognitiva Experimental no Collège de France, em Paris. Dirige a Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva INSERM-CEA no NeuroSpin, em Saclay, e o centro de investigação avançada em imagiologia cerebral em França. É presidente do Conselho Científico para a Educação do Ministério da Educação francês.

Considerado um dos neurocientistas mais proeminentes da Europa, é conhecido pelos seus estudos pioneiros sobre o «sentido de número», os circuitos cerebrais inatos que partilhamos com outros primatas e que nos permitem compreender os números e a matemática.

É também especialista em leitura e descobriu a função da «área visual da forma das palavras», uma região do hemisfério esquerdo do cérebro especializada em letras quando aprendemos a ler. Estas descobertas fomentaram o seu forte interesse pela aprendizagem e a educação.

Com a sua mulher, Ghislaine Dehaene-Lambertz, fez descobertas fundamentais sobre a organização cerebral dos bebés no âmbito da linguagem e sobre a forma como a educação em matemática, leitura e bilinguismo molda o cérebro humano.

É membro de oito academias. Com um índice h de 173, Dehaene é um investigador muito citado pela Thomson Reuters. A sua investigação foi apresentada em inúmeras publicações, incluindo um perfil completo na revista The New Yorker.

É autor de cinco livros, três documentários para televisão e mais de 400 publicações científicas. Os seus livros são grandes sucessos de vendas e estão publicados em cerca de 15 países.

Obras do autor: