Sigmund Freud nasceu a 6 de Maio de 1856, em Freiberg (actual Příbor, na Chéquia) e foi o fundador da psicanálise, marcando indelevelmente a psicologia e a psiquiatria, assim como a forma como vemos a sexualidade e os sonhos. Em 1873, ingressa na faculdade de Medicina, na Universidade de Viena, mas só no laboratório de Fisiologia do professor Ernst Brücke é que se começou realmente a sentir à vontade com as disciplinas científicas.
Em Paris, de Outubro de 1885 a Fevereiro de 1886, foi aluno de Jean-Martin Charcot, neurologista conhecido pelos seus estudos sobre a histeria e o uso da hipnose. Em 1886, casa com Martha Bernays e abre um consultório clínico, assumindo igualmente a direcção do serviço de neurologia de uma clínica para crianças doentes, nas quais privilegia a sugestão hipnótica.
Em 1900, publica A Interpretação dos Sonhos, um dos livros basilares da psicanálise, apresentando ao público uma descrição sobre o inconsciente da mente humana. Com a ascensão de Hitler ao poder, Freud viu os seus livros serem queimados na praça pública, em Berlim, razão que o levou a fugir com a mulher para Londres, onde, em 23 de Setembro de 1939, morreu em consequência de um cancro.
