Autor

Luís Portela

Luís Portela é médico, tendo exercido atividade clínica durante três anos e lecionado seis anos psicofisiologia na Universidade do Porto.
De 1979 a 2021 presidiu à empresa da família – Bial –, que se tornou uma farmacêutica de inovação presente em cerca de 60 países. Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da Cotec.

Em 1994 criou, com a Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial – a que preside –, para incentivar a investigação centrada no ser humano. A Fundação criou um sistema de bolsas para a investigação científica que já apoiou cerca de 1900 investigadores de 31 países, nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia. Também atribui vários prémios no domínio das ciências da saúde.

Publicou dez livros, incluindo Serenamente, O Prazer de Ser, Ser Espiritual, Da Ciência ao Amor e The Science of Spirit – Parapsychology, Enlightenment and Evolution (nos EUA). Entre outras distinções, tem três condecorações de Estado e quatro doutoramentos Honoris Causa. Recebeu o Prémio de Neurociências da Louisiana State University e foi eleito Membro Honorário da Parapsychological Association of the American Association for the Advancement of Science.

Obras do autor: