Catálogo
Voltar atrás
-40%

A Maldição do Dinheiro

Kenneth S. Rogoff

  • Edição Janeiro 2017
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-616-773-8
  • Páginas 312
  • Dimensões 0 x 0
€25,00 €15,00

O mundo está a ficar submerso em dinheiro – e isso torna-nos mais pobres e menos seguros. Em A Maldição do Dinheiro, Kenneth Rogoff, um dos mais reputados economistas a nível mundial, argumenta de modo persuasivo e fascinante a favor de uma ideia que até há pouco tempo teria parecido extravagante: eliminar a maior parte do dinheiro.

 

Apesar de, nas economias avançadas, as pessoas usarem cada vez menos dinheiro, há mais papel-moeda em circulação. Portanto, a pergunta impõe-se: para que está a ser usado todo esse dinheiro? A resposta é simples: uma grossa fatia alimenta a evasão fiscal, a corrupção, o terrorismo, o tráfico de droga e de pessoas e todas as demais actividades da gigantesca economia paralela mundial.

 

A Maldição do Dinheiro apresenta um plano para a eliminação gradual do dinheiro e trata as questões que o período de transição levantará, desde a preocupação com a perda da privacidade e a estabilidade dos preços à necessidade de fornecer cartões de débito subsidiados aos mais desfavorecidos.

Embora retirar o dinheiro de circulação dificilmente resolva os problemas mundiais, constituirá seguramente um passo importante no sentido da resolução de um número surpreendente dos problemas mais graves.