Catálogo
Voltar atrás

Arcádia

Jim Crace

  • Edição Janeiro 2006
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-989-616-138-5
  • Páginas 364
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

Orfão em tenra idade, Victor cresce nos arredores do mercado ao ar livre da cidade, o Mercado do Sabão, tornando-se ele próprio num comerciante de sucesso e construindo gradualmente uma grande fortuna.

Aos 80 anos, o excêntrico milionário decide deitar abaixo o mercado e mandar construir no seu lugar um moderno e envidraçado centro comercial, como um tributo à cidade. Apesar da oposição de Rook, o seu braço-direito, e dos protestos dos trabalhadores do mercado, que se verão despejados, Arcádia é construída. Victor deixa a sua marca na cidade, tão indelével e disruptiva como a que a cidade deixou nele.

Com uma prosa energética e sensual, fervilhante de imagens hábeis e atordoantes, Jim Crace parte da forma como as cidades corrompem os homens que se tornam ricos e sofisticados para revelar como o progresso varre o passado e distancia as pessoas do mundo natural.

Uma sarcástica e arguta história de moral, onde Jim Crace comprova uma vez mais as suas qualidades como contador de histórias. Mais do que isso: como um autêntico camaleão, Crace experimenta em Arcádia um novo estilo, um novo tom, e aventura-se em novas direcções à medida que impulsiona uma narrativa magnetizante, pejada de apartes irónicos.

VEJA O QUE DIZEM OS CRÍTICOS:

«Desde Moby Dick que o verso branco não ressoava tão implacavelmente sob a superfície da prosa [...] O efeito é arrebatador.»
ADAM MARS-JONES, Independent

«Frase a frase, trata-se provavelmente de um dos mais belos livros dos últimos anos [...] Jim Crace revela-se cada vez mais vigoroso.»
DAVID ROBSON, Sunday Telegraph