Catálogo
Voltar atrás
-50%

Atlas de Música I

Parte sistemática / Parte histórica (dos primórdios ao Renascimento)

Ulrich Michels

  • Edição Janeiro 2003
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-972-662-943-6
  • Páginas 288
  • Dimensões 0 x 0
€29,78 €14,89

ATLAS DE MÚSICA I

Há milénios que o prazer da música se encontra profundamente enraizado no homem. A música é uma necessidade espiritual primordial do ser humano. E, se não é possível explicar a percepção e a universalidade do sentimento da beleza musical . «[...] um fenómeno, como Mozart continuará para sempre um milagre sem explicação satisfatória», dizia Goethe -, tanto a forma como a técnica musicais requerem e são passíveis de explicação e de aprendizagem.

Este atlas oferece uma visão panorâmica dos fundamentos da música explicando as suas regras e teorias e apresentando a sua história. Destinado aos especialistas, estudantes e público em geral, cobre, detalhada e organizadamente, todos os temas da música, a sua sistemática e a sua história, incluindo exemplos musicais e esquemas explicativos, tabelas e gráficos a cores.

A parte sistemática contém, entre outros temas, a organologia, a teoria musical, bem como os diversos géneros e formas. A parte histórica inicia-se com os mais antigos monumentos musicais da pré-história e da história primitiva e abrange, passando pelas grandes civilizações da Antiguidade (incluindo as não europeias), o Renascimento, o barroco, o classicismo, até às múltiplas manifestações da música contemporânea.

O 1.º volume, agora publicado, trata, na sua parte sistemática, a musicologia, a acústica, a fisiologia do ouvido, a organologia, noções de teoria da música (harmonia, baixo contínuo, técnica dodecafónica, entre outras), géneros e formas. A parte histórica abrange as culturas antigas avançadas (Mesopotâmia, China, Grécia), a Antiguidade, a Idade Média e o Renascimento (música vocal e instrumental de vários países); o volume termina com uma bibliografia e um índice onomástico e analítico.

O Atlas de Música, agora, finalmente, traduzido em português, foi publicado pela primeira vez em 1977, sucessivamente reeditado na Alemanha e traduzido e editado em inúmeros países, da China à Espanha, tornando-se a grande obra de referência na especialidade. A presente edição portuguesa, coordenada por dois especialistas da Universidade Nova de Lisboa, reproduz a edição alemã de 2002, revista e actualizada.


ULRICH MICHELS (nascido em 1938) é pianista e professor de Música na Staatliche Hochschule für Musik e na Universidade de Karlsruhe.
GUNTHER VOGUEL (1929-1988) foi pintor e designer.