Catálogo
Voltar atrás

Nós e Superfícies

David W. Farmer

  • Edição Janeiro 2003
  • Colecção O Prazer da Matemática
  • ISBN 978-972-662-926-9
  • Páginas 128
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

«Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente.»

A matemática aprende-se pelo estudo de exemplos, pela observação de padrões, pela formulação de conjecturas e pelo exercício de as testar. Uma vez descobertos, os resultados finais são organizados e publicados em manuais e os pormenores e a excitação da descoberta perdem-se consideravelmente. Mas este livro envolve o leitor na excitação da descoberta original. Através de uma grande variedade de tarefas, os leitores são levados a encontrar exemplos interessantes, a observar padrões, a conceber regras que os expliquem e a descobrir a matemática por si mesmos.

O assunto estudado é a matemática por detrás da ideia de ligação, mas os métodos e as ideias aplicam-se a qualquer área da matemática. Os únicos requisitos prévios para ler e fruir o prazer esta obra são o entusiasmo e alguns conhecimentos elementares de matemática do ensino secundário.

Este livro é um guia. Pretende encaminhá-lo na direcção certa e reconduzi-lo a ela caso se perca. A excitação e a descoberta cabem-lhe a si.