Autores
Voltar atrás

Dav Pilkey

Biografia

Quando era criança, Dav Pilkey foi diagnosticado com PHDA (Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção) e dislexia. Perturbava tanto as aulas que todos os dias os professores o obrigavam a sentar-se no corredor. Felizmente, Dav adorava desenhar e inventar histórias e por isso aproveitava o tempo que aí passava a criar as suas próprias bandas desenhadas – foi o que aconteceu com as primeiras aventuras do Homem-Cão e do Capitão Cuecas.

Na faculdade, Dav conheceu um professor que o incentivou a ilustrar e a escrever. Em 1986 venceu uma competição nacional e o prémio foi a publicação do seu primeiro livro, World War Won. Fez muitos outros livros antes de receber, em 1998, a Medalha de Jovens Leitores da Califórnia por Dog Breath, publicado pela primeira vez em 1994, e em 1997 ganhou a Menção Honrosa Caldecott, pelo livro The Paperboy.

As Aventuras do Superbebé Fraldinha, publicado em 2002, foi a primeira novela gráfica subproduto da série Capitão Cuecas e apareceu em 6.º lugar na lista de livros bestsellers do USA Today (tanto adultos como juvenis), tendo sido igualmente bestseller do New York Times. Seguiram-se As aventuras de Bonk e Cronk: Homens das Cavernas do Kung-Futuro e Super Diaper Baby 2: The Invasion of the Potty Snatchers, ambos bestsellers do USA Today. O estilo original destas novelas gráficas pretende desenvolver nas crianças uma criatividade desinibida.

As suas histórias são parcialmente autobiográficas e exploram temas universais que celebram a amizade, a tolerância e o triunfo da bondade.

Dav adora passear de caiaque com a mulher na zona noroeste do Pacífico.

Livros