Sobre Nós

A Gradiva

A Gradiva é uma editora pioneira na divulgação científica em Portugal, tendo vindo a desempenhar há mais de quatro décadas (foi fundada em 1981) um papel de reconhecida importância na promoção da ciência e do espírito científico através da publicação do trabalho de autores internacionalmente reconhecidos como Carl Sagan, Stephen Hawking, Hubert Reeves, Richard Dawkins, Stephen Jay Gould. Posteriormente, desenvolveu a sua área de publicação dedicando-se à ficção (Ian McEwan, David Lodge, Kazuo Ishiguro, Frank Ronan, Robert Wilson), bem como à filosofia, história, política e ciências sociais, quer para académicos, quer para o público em geral. É a editora das obras completas de António José Saraiva e de Eduardo Lourenço, dois dos maiores pensadores da cultura portuguesa.

É também a editora de toda a obra de José Rodrigues dos Santos, o autor que mais vende em Portugal e cujos direitos de publicação estão vendidos para mais de 22 países.

Publica também literatura infanto-juvenil, sendo os livros das aventuras da Bruxa Mimi e do Capitão Cuecas, dois dos seus mais conhecidos sucessos editoriais.

O catálogo da Gradiva inclui também a publicação de banda-desenhada e de alguns dos cartoons mais prestigiados da actualidade, entre os quais, as tiras de Calvin & Hobbes e a premiadíssima série sobre a adolescência Zits. 

Desde há alguns anos a Gradiva tem também vindo a conseguir publicar alguns dos seus autores em editoras estrangeiras como é o caso de Eduardo Lourenço, Nuno Crato, Filipe Duarte Santos, Carlos Fiolhais, José Rodrigues dos Santos, entre outros.