A Gradiva
A Gradiva é uma editora pioneira na divulgação científica em Portugal, tendo vindo a desempenhar há mais de quatro décadas (foi fundada em 1981) um papel de reconhecida importância na promoção da ciência e do espírito científico através da publicação do trabalho de autores internacionalmente reconhecidos como Carl Sagan, Stephen Hawking, Hubert Reeves, Richard Dawkins, Stephen Jay Gould. Posteriormente, desenvolveu a sua área de publicação dedicando-se à ficção (Ian McEwan, David Lodge, Kazuo Ishiguro, Frank Ronan, Robert Wilson), bem como à filosofia, história, política e ciências sociais, quer para académicos, quer para o público em geral. É a editora das obras completas de António José Saraiva e de Eduardo Lourenço, dois dos maiores pensadores da cultura portuguesa.
Publicou 23 romances de José Rodrigues dos Santos cujos direitos de publicação estão vendidos para mais de 22 países.
Publica também literatura infanto-juvenil, sendo os livros das aventuras da Bruxa Mimi e do Capitão Cuecas, dois dos seus mais conhecidos sucessos editoriais.
O catálogo da Gradiva inclui também a publicação de banda-desenhada e de alguns dos cartoons mais prestigiados da actualidade, entre os quais, as tiras de Calvin & Hobbes e a premiadíssima série sobre a adolescência Zits.
Desde há alguns anos a Gradiva tem também vindo a conseguir publicar alguns dos seus autores em editoras estrangeiras como é o caso de Eduardo Lourenço, Nuno Crato, Filipe Duarte Santos, Carlos Fiolhais, José Rodrigues dos Santos, entre outros.