Catálogo
Voltar atrás
O Nome da Rosa | Vol. 1
Novidade
-10%

O Nome da Rosa | Vol. 1

Umberto Eco , Milo Manara

Tradutor(es):
Jorge Vaz de Carvalho

  • Edição Maio 2023
  • Colecção Gradiva BD, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-785-213-8
  • Páginas 80
  • Capa Cartonada
  • Dimensões 21,50 x 30,00
€24,50 €22,05

O romance que revelou o talento narrativo de Umberto Eco agora pelo traço de Milo Manara. Dois génios numa obra-prima absolutamente imperdível.

Deslumbre-se!

Veja aqui o booktrailer. 

A Gradiva lançará  em Portugal no próximo dia 16 de Maio a adaptação para banda desenhada da obra-prima de Umberto Eco por Milo Manara, um dos mais reconhecidos desenhadores italianos, numa tradução assinada por Jorge Vaz de Carvalho. Já adaptado ao cinema pelo realizador Jean Jacques Annaud com Sean Connery no papel principal, o romance O Nome da Rosa foi editado pela primeira vez em 1980 tornando-se rapidamente num bestseller mundial.

Reconhecido sobretudo pelo seu trabalho erótico e pelas suas colaborações com Federico Fellini, Milo Manara inspirou-se na fisionomia de Marlon Brando para desenhar William de Baskerville, o frade franciscano que tenta descobrir com a ajuda do jovem beneditino Adso de Melk, quem é o responsável por uma série de mortes misteriosas que ocorrem em 1327 numa abadia medieval isolada, estruturada em torno de uma inacessível biblioteca.

Uma obra singular em que Milo Manara coloca no papel três estilos gráficos distintos que se cruzam em busca da perfeição visual. Através de cada um destes registos, Manara narra as diferentes dimensões do romance do célebre escritor italiano: as esculturas, os relevos dos pórticos e as maravilhosas e surreais iluminuras que acompanham os livros da biblioteca da abadia; a descoberta da sensualidade por Adso; a história dos frades dolcinianos considerados heréticos.  O Nome da Rosa de Manara amplia, pois, magistralmente a arquitectura literária do romance de Umberto Eco, como se de uma matrioska se tratasse, um romance que é também um livro sobre livros, que contém outros livros.

Esta adaptação não se trata, assim, de uma mera transcrição gráfica do romance mais célebre de um dos nomes maiores da literatura italiana, mas sim um trabalho de génio que lhe atribui um singular brilho visual.

À edição do primeiro volume do romance que celebrizou o semiólogo italiano pelo traço de um dos mais relevantes autores contemporâneos da banda desenhada, seguir-se-á a publicação do segundo volume em 2024 acompanhando o ritmo de publicação da editora original.

Além da adaptação de O Nome da Rosa de Umberto Eco por Milo Manara, a Gradiva publica também a versão em texto do livro (com desenhos preparatórios do autor) assim como os seguintes romances: Número Zero, O Cemitério de Praga, O Pêndulo de Foucault, A Misteriosa Chama da Rainha Loana, A Ilha do Dia Antes e Baudolino.  Do mesmo autor publica também os seguintes livros de não-ficção:  História das Terras e dos Lugares Lendários, Aos Ombros de Gigantes, Em que Crê Quem não Crê (com Carlo Maria Martini), Seis Passeios nos Bosques da Ficção, Não Contem com o Fim dos Livros (com Jean-Claude Carrière), A Passo de Caranguejo, Construir o Inimigo, e ainda o livro de contos infantil Três Contos (com Eugenio Carmi).

LEIA AQUI UM EXCERTO