Catálogo
Voltar atrás
-40%

Compreender o Mundo e Actualizar a Igreja

Grandes Textos do Padre Manuel Antunes, sj

Coordenação de José Eduardo Franco e Luís Machado de Abreu

  • Edição Setembro 2018
  • Colecção Fora de Colecção, Obras de Anselmo Borges
  • ISBN 978-989-616-852-0
  • Páginas 300
  • Capa Brochado/capa mole
  • Dimensões 13,5x21
€12,50 €7,50

Leia aqui a introdução do livro.

«Nos textos aqui reunidos, o mais apreciável e decisivo, creio, é o modo como essa (...) erudição se enraíza no aqui e no agora e se compromete numa racionalidade dialógica com o mundo do seu tempo e que é também o momento existencial do encontro com o outro.

Muitos dos seus textos sobre a igreja ou sobre o mundo (...) respondem a questões concretas que a inteligibilidade da época ou os sinais dos tempos impunham, mas porque neles perpassa uma enriquecida consciência (...) da ampla cultura, as suas reflexões, sem trair a fidelidade ao que é do tempo, ultrapassam-no, constituindo-se interlocutores privilegiados para nós e para homens que hão de vir. (...) As páginas aqui reunidas ajudam-nos a ver mais claro, convidam-nos, porfiadamente, a olhar a vida, pensando-a, e a pensar a vida, vivendo-a. Só isso é imensa herança.»

J. PEDRO SERRA, do Prefácio


«Manuel Antunes não foi o único despertador de energias adormecidas a apelar à consciência dos homens bons e a propor linhas de rumo para a cidadania participativa,
esclarecida e militante. Mas soube condensar, porventura como mais ninguém, com incomparável empenho e clareza um plano de salvação colectiva feito de propostas tão simples como decisivas para a construção do futuro.»

J. EDUARDO FRANCO e L. MACHADO DE ABREU, da Introdução