Catálogo
Voltar atrás
-40%

A EUROPA CONTADA AOS JOVENS

Jacques Le Goff

  • Edição Janeiro 1
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-972-662-541-4
  • Páginas 0
  • Dimensões 0 x 0
€8,56 €5,14
Indisponível

Depois de um voo de pouco mais de três horas, um viajante francês vindo de Paris desembarca em Istambul (outrora Constantinopla), uma cidade muito grande. Está na Turquia e na Europa.
Em Istambul, por uma ponte de algumas centenas de metros, atravessa um estreito braço de mar, continuando na Turquia, mas já fora da Europa, porque está agora na Ásia. Passou a pé, em alguns minutos, da Turquia europeia para a Turquia asiática.
O que é a Europa? Um continente, respondem os geógrafos, isto é, um conjunto maciço de terras bem definido por fronteiras naturais, geralmente mares. E a Oriente?
Será que a Europa existe? O que significa ser europeu?
Desde a Antiguidade greco-romana e particularmente desde a Idade Média, a Europa em que vivemos está em gestação. Uma Europa diversa cujas heranças comuns são sobretudo culturais.
Como se pode ser europeu? Como podem adversários de ontem tornar-se amigos e parceiros?
Veremos juntos, neste livro, o que, desde o fim da Antiguidade, fez progredir a Europa em direcção à unidade, e o que, pelo contrário, a afastou da unidade.
Como podemos tornar a Europa mais unida? Que Europa?
Creio que a construção de uma Europa bela e boa, rica da sua história e consciente dos seus erros, é o grande projecto oferecido à vossa geração.

JACQUES LE GOFF


JACQUES LE GOFF, um dos mais prestigiados historiadores e intelectuais europeus, é um defensor convicto da unidade europeia. Neste seu livro dirige-se aos jovens europeus.
JOSÉ BANDEIRA, um artista português, ilustrou com o seu grande talento esta evocação histórica da Europa e do seu imaginário.