Autores
Voltar atrás

Luís Portela

Biografia

LUÍS PORTELA nasceu em 1951 no Porto, onde se licenciou em Medicina. Exerceu atividade clínica apenas durante três anos e foi durante seis docente da cadeira de Psicofisiologia na Universidade do Porto.

Iniciou actividade empresarial com 21 anos e aos 27 assumiu a presidência da empresa de sua família - Bial -, tendo em 2011 passado a chairman.

Durante a sua presidência, a empresa transformou-se numa farmacêutica de inovação presente em cerca de 60 países. Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da Cotec. Em 2021 retirou-se da vida profissional para se dedicar à Fundação Bial, a que preside, à leitura, à escrita e à família.

Em 1994 criou, conjuntamente com a Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial, tendo como objetivo incentivar a investigação centrada no ser humano, tanto sob os aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual. Esta Fundação criou um sistema de bolsas para a investigação científica que já apoiou mais de 1.600 investigadores de 29 países, nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia. Também atribui três prémios - o Prémio Bial de Medicina Clínica, o Bial Award in Biomedicine e o Prémio Maria de Sousa, este último em parceria com a Ordem dos Médicos.

Publicou dez livros, dos quais se mantêm nas livrarias Serenamente, O Prazer de Ser, o bestseller Ser Espiritual, em 31ª edição, Da Ciência ao Amor, em 14ª edição, e o mais recente The Science of Spirit - Parapsychology, Enlightenment and Evolution, publicado nos EUA pela Toplight/McFarland.

Entre outras distinções, tem três condecorações de Estado: Comendador da Ordem do Mérito, Grã-Cruz da Ordem do Mérito e Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Foi distinguido com quatro doutoramentos Honoris Causa pelas Universidades de Cádis, Porto, Coimbra e Lisboa. Em 1998 foi distinguido com o Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos EUA. Em 2010 foi eleito Membro Honorário da Parapsychological Association of the American Association for the Advancement of Science.