Autores
Voltar atrás

David Deutsch

Biografia

David Deutsch é um investigador amplamente reconhecido e apreciado na área da física quântica. Os seus trabalhos sobre computação quântica marcaram o início desse campo de estudos, sendo pioneiros na teoria da computação e da física e tendo desencadeado uma explosão de investigação mundial na área.

De origem israelita, David Deutsch estudou nas universidade de Cambridge e Oxford. Após vários anos na Universidade de Texas, em Austin, regressou a Oxford, onde agora trabalha e vive. Actualmente, é Professor Convidado e membro do Centro de Computação Quântica do Laboratório Clarendon, da Universidade de Oxford.

Em 1998 foi galardoado com os importantíssimos Prémio e Medalha Paul Dirac atribuídos pelo Instituto de Física. Estas distinções reservam-se àqueles cujos contributos em física teórica foram excepcionais. Em 2002 recebeu o Quarto Prémio Internacional para Comunicação Quântica pelo seu «trabalho teórico em Ciência Computacional Quântica».

O seu livro anterior, The Fabric of Reality, figurou na lista dos candidatos ao prémio Rhône-Poulenc para melhor livro de ciência, em 1998.