Autores
Voltar atrás

Álvaro Santos Pereira

Biografia

Álvaro Santos Pereira foi Ministro da Economia e do Emprego do XIX Governo Constitucional entre Junho de 2011 e Julho de 2013, tendo sido responsável pelas áreas da Indústria, Comércio e Serviços, Emprego, Energia e Geologia, Obras Públicas e Telecomunicações.

É autor dos livros Reformar sem medo (2014, Gradiva), Portugal na Hora da Verdade (2011, Gradiva), O Medo do Insucesso Nacional (2009, Esfera dos Livros) e Os Mitos da Economia Portuguesa (2007, Edições Guerra e Paz), bem como de vários artigos em revistas académicas internacionais.

Foi Professor Associado da Universidade Simon Fraser (Vancouver, Canadá), onde lecionou Desenvolvimento Económico e Política Económica, e Professor Convidado na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), onde ensinou Macroeconomia. Também lecionou nos departamentos de Economia da Universidade de Iorque, no Reino Unido, e da Universidade da Colúmbia Britânica. Doutorou-se em Economia em 2003 na Universidade Simon Fraser. Escreve regulamente na imprensa económica portuguesa.