Autores
Voltar atrás

Maria Elisa Domingues e Jaime C. Branco

Biografia

MARIA ELISA DOMINGUES
Nasceu em Lisboa mas só por volta dos dez anos veio viver para a cidade, tendo completado o curso do liceu no D. Filipa de Lencastre. Ingressou depois na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde fez dois anos, ao mesmo tempo que frequentava o Curso de Teatro do Conservatório Nacional.
Entrou para a RTP através de concurso público, como locutora, situação onde a encontrou o 25 de Abril. A monotonia da tarefa fá-la procurar algo mais interessante: parte para Paris, como bolseira, em 1974 e de novo em 1976, para estudar jornalismo no Centre de Formation des Journalistes.
Foi Directora de Programas da RTP, pela primeira vez, aos 30 anos. Lançou e dirigiu a revista Marie Claire; abriu e foi Directora do Serviço de Comunicação de Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Conselheira de Imprensa da Embaixada de Portugal em Madrid e Conselheira Cultural em Londres.
Foi ainda Deputada à Assembleia da República, independente, nas listas do PSD.
Além de ter apresentado o Telejornal, concebeu e apresentou inúmeros programas de Informação na RTP, pelos quais recebeu diversos prémios. É colaboradora regular da imprensa, tendo publicado centenas de crónicas e entrevistas. Gostaria de entrevistar Fernando Pessoa, Marlon Brando e o Papa João Paulo II.
Tem um filho.


JAIME DA CUNHA BRANCO
É médico reumatologista (Director do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental/Hospital Egas Moniz) e Professor de Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Parte importante dos seus trabalhos de investigação tem sido dedicada à dor e, em particular, à fibromialgia que, em 1997, constituiu, de resto, o tema da sua tese de doutoramento. É autor ou co-autor de centenas de trabalhos publicados em revistas médicas nacionais e internacionais e apresentados em reuniões científicas diversas em Portugal e no estrangeiro. Presidiu a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (2002-2004), a Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas Metabólicas (2000-2002), o Congresso Mundial de Osteoporose (Lisboa, 10-14/05/2002), o Congresso Europeu de Reumatologia (Lisboa, 18-21/06/2003) e o Congresso Português de Reumatologia (Lisboa, 31/03-03/04/2004). Actualmente é Presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (2005-2008) e do Colégio Ibero-Americano de Reumatologia (2007-2011) e Coordenador do Programa Nacional Contra as Doenças Reumáticas (desde Outubro/2006).