Notícias

Voltar atrás

José Xavier ganha prémio internacional

O cientista português José Xavier, da Universidade de Coimbra, autor do livro Experiência Antárctica - Relatos de um Cientista Polar Português publicado pela Gradiva, conquistou o prémio internacional APECS International Mentorship Award 2018, que é atribuído pela Associação dos Jovens Cientistas Polares (APECS, na sigla em inglês).

O galardão consagra o reconhecimento do trabalho e dos esforços dos investigadores no âmbito da comunidade científica polar, e da própria APECS.

Escolhido entre os mais de 60 jovens cientistas polares nomeados pelos respectivos comités nacionais da APECS (José Xavier foi nomeado pela APEC Portugal), o cientista português vê assim reconhecidas as suas "contribuições excepcionais" para a associação internacional dos jovens investigadores polares.

Biólogo marinho a fazer investigação na Antárctida desde 1997, José Xavier tem por objectivo  perceber como a biodiversidade em ambientes extremos é afectada por alterações climáticas. Tem publicado pela Gradiva o livro Experiência Antárctica - Relatos de um Cientista Polar Português. Neste livro ele conta-nos, em primeira mão, a aventura que é a experiência da descoberta científica nesta região polar. Em particular, como é viver e fazer ciência com um grupo muito pequeno de outros cientistas, longe da civilização.