Catálogo
Voltar atrás
-10%

O Primeiro Ranger Português

E.U.A., Lamego e Angola (1962 a 1965)

Rodolfo António Cabrita Bacelar Begonha

  • Edição Junho 2018
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-831-5
  • Páginas 236
  • Capa Brochado/capa mole
  • Dimensões 15,5 x 23 c/ badanas
€14,00 €12,60

Leia um excerto do livro aqui.

Em destaque na Feira do Livro de Lisboa. Mais informação AQUI.

Uma vida repleta de desafios relevantes no contexto de uma carreira notável permitiria porventura que este fosse o segundo, o terceiro ou até o seu quarto livro. Todavia, este é o primeiro livro do Major-General Rodolfo Begonha, que nele convida os leitores para uma viagem aos «intensos» anos sessenta do século XX. Ao classificar-se em primeiro lugar nas provas de seleção para o Curso Ranger nos Estados Unidos da América – um curso com reconhecida dificuldade que será o primeiro português a concluir –, beneficia de uma experiência valiosa que marcará indelevelmente a sua vida e o respetivo rumo.

Usufruindo dos conhecimentos então apreendidos, coube-lhe a missão de organizar o 1º Curso de Instrutores e Monitores de Operações Especiais em Lamego, tendo também posteriormente a possibilidade de os aplicar nas missões que lhe foram confiadas no teatro de guerra em Angola. Nesse território, na altura ainda como Capitão, nunca perdeu de vista a preocupação com a segurança dos elementos da sua Companhia durante as operações
realizadas sob o seu comando.

O primeiro ranger português relata estes acontecimentos na primeira pessoa, simultaneamente partilhando facetas da sua vida e factos com interesse histórico. Sem censurar observações inerentes à sua condição humana – com dúvidas e perplexidades –,
oferece-nos uma obra escrita de modo propositadamente acessível a todos, cujo resultado se pauta por um esforço de isenção e de rigor, designadamente incluindo documentos da época.

Com lucidez e moderação, o autor evitou as armadilhas de reescrever a História ao sabor da sua vontade, da sua imaginação, de qualquer apelo revanchista ou preconceito de natureza política. Consequentemente, procurou ser fiel a si mesmo numa obra que, em diversas dimensões, é digna para o Exército e para a História que será passada às gerações vindouras.