Catálogo
Voltar atrás

O Pequeno Livro dos Buracos Negros - Ebook

Steven S. Gubser , Frans Pretorius

  • Edição Setembro 2021
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-989-785-086-8
  • Páginas 224
€10,50

Outros canais de venda

«Tão divertido como informativo. O Pequeno Livro dos Buracos Negros está bem escrito e bem organizado. A sua leitura é um prazer.»

Gary Horowitz, Universidade da Califórnia, Berkeley

Leia aqui a entrevista com o autor.

Os buracos negros, previstos pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein há mais de um século, têm intrigado os cientistas e o público por causa das suas bizarras propriedades.

Embora Einstein tenha percebido que os buracos negros eram soluções matemáticas das suas equações, nunca aceitou a sua realidade física.

Tudo mudou nos anos 60 e 70 do século xx: novas observações revelaram a existência de quasares e de sistemas binários de estrelas que emitiam raios X, cujas propriedades só eram explicáveis pela presença de buracos negros. Desde então eles têm sido investigados, revelando-se o seu comportamento mais estranho do que qualquer ficção.

Começando por uma introdução à Teoria da Relatividade, este livro descreve os buracos negros como objectos astrofísicos e «laboratórios» onde os físicos podem testar a compreensão das físicas gravitacional, quântica e térmica.

Dos buracos negros de Schwarzschild até outros em rotação e em colisão, das ondas gravitacionais à radiação de Hawking, os autores descrevem experiências mentais que tornam o assunto acessível. E a longa busca das recentemente descobertas ondas gravitacionais, que forneceram a primeira prova directa da realidade dos buracos negros.

Os leitores são conduzidos ao misterioso âmago do assunto, oferecendo uma ideia clara do que torna os buracos negros manifestações simples, mas fatais, de um destino geométrico.