Catálogo
Voltar atrás
-40%

Pina Manique

Um Reformador no Portugal das Luzes

Laurinda Abreu

  • Edição Janeiro 2013
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-552-9
  • Páginas 0
  • Dimensões 0 x 0
€20,00 €12,00

Contrariando a ideia feita sobre a personalidade e a obra do homem e do político, este livro, ancorado numa sólida base documental, revela um Pina Manique visionário e idealista, que concebeu e implementou vários projectos utópicos no país qu

Obra galardoada com o Prémio Joaquim Veríssimo Serrão pela Academia Portuguesa da História com o patrocínio da Fundação Eng.º António de Almeida.

 

Contrariando a ideia feita sobre a personalidade e a obra do homem e do político, este livro, ancorado numa sólida base documental, revela um Pina Manique visionário e idealista, que concebeu e implementou vários projectos utópicos no país que éramos, legando ao futuro a preocupação com os problemas de saúde pública e com a miséria das populações, que assumiu como uma questão da governação.

 

 

 

 

Pina Manique: um reformador no Portugal das Luzes propõe uma inovadora análise de um período único na história de Portugal em termos de políticas sociais e de saúde pública. Ancorado numa sólida base documental, o livro acompanha uma das facetas menos conhecidas de um dos mais polémicos governantes de Portugal dos finais do Antigo Regime, Diogo Inácio de Pina Manique, Intendente Geral da Polícia entre 1780 e 1805. Articulando os recursos da Intendência com os da Casa Pia, Pina Manique desenhou e implementou vários projectos para um país próspero, saudável, educado, informado, limpo, trabalhador, menos propenso ao vício e à imoralidade, onde o povo seria obediente e os grupos superiores mais solidários. A ligação dos problemas de saúde à miséria das populações foi, porventura, uma das maiores novidades da actuação de Pina Manique, que assumiu a saúde pública como uma questão da governação. Ao longo de 25 anos Pina Manique construiu várias utopias e assistiu ao seu desmoronamento.