Catálogo
Voltar atrás
-40%

Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo

João Maria Mendes (coord.)

  • Edição Janeiro 2012
  • Colecção Arte e Media
  • ISBN 978-989-616-498-0
  • Páginas 600
  • Dimensões 0 x 0
€50,80 €30,48

Resultante de um projecto de investigação apoiado pela FCT e desenvolvido na Escola Superior de Teatro e Cinema, esta obra responde às mais diversas perguntas relativas ao estado do cinema em Portugal, sendo também um retrato intergeracional dos agentes c

Que ideia do cinema têm os realizadores e produtores portugueses? O que pensam dos seus públicos nacionais e estrangeiros? Quais lhes parecem ser as suas maiores insuficiências e fraquezas? Como se definem face ao art cinema e ao world cinema contemporâneos? O que os distingue da indústria cinematográfica dominante e do main stream? Que tipo de identidade pensam ter adquirido desde os tempos do cinema novo? Como vêem o seu próprio futuro e o do cinema? Quem os influencia, e quem são os seus aliados e adversários nacionais e internacionais? O que os aproxima e o que os separa? Como se adaptaram ao fim tendencial da película e à era da convergência digital? Que pensam do actual ensino do cinema?


Este livro, resultante de um projecto de investigação apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desenvolvido na Escola Superior de Teatro e Cinema, no âmbito do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, com a colaboração de investigadores da Universidade do Algarve, esboça, nos seus textos introdutórios, nas entrevistas nele antologiadas e nas suas conclusões, respostas a estas e outras questões. É ao mesmo tempo um inquérito à cultura organizacional do meio cinematográfico português e um retrato inter-geracional dos agentes criativos que contribuem para a definição dos perfis marcadamente sui generis da cinematografia portuguesa nestes primeiros anos do século XXI.