Catálogo
Voltar atrás
-40%

Saber e Ensinar Matemática Elementar

Liping Ma

  • Edição Janeiro 2009
  • Colecção Temas de Matemática
  • ISBN 978-989-616-324-2
  • Páginas 280
  • Dimensões 0 x 0
€16,15 €9,69
Indisponível

«É um livro que se recomenda a todos quantos se preocupam com o ensino da matemática e com os seus resultados reais. [...] Assim ele seja lido com olhos de ler pelos responsáveis do governo, instituições de ensino superior e escolas, por professores e por todos os interessados nos problemas da educação.»

Arsélio Martins Presidente da Associação de Professores de Matemática


Livro para o ProfMat. Consequentemente, versa sobretudo o ensino da matemática, num estudo comparativo entre a China e os Estados Unidos, com um enfoque na formação de professores e na transmissão dos conhecimentos por estes. Apresenta muitas situações problemáticas práticas cuja resolução é posta à consideração dos professores dos dois países. As respostas são posteriormente analisadas, traçando-se assim um padrão de ensino para ambos os países e identificando-se as falhas cometidas pelos professores e as suas lacunas em termos de conhecimentos básicos. Um professor sem conhecimentos sólidos nunca poderá ensinar bem. Conclui-se que a abordagem chinesa revela maior flexibilidade e solidez, conduzindo a melhores resultados.

A ser lido por todos os professores de Matemática e também pelos decisores curriculares.

Recomendado pelo Presidente da Associação de Professores de Matemática (que redigiu um texto para a contracapa).

A AUTORA

Liping Ma é doutorada pela Universidade de Stanford e investigadora na Carnegie Foundation for Advancement of Teaching. Ensinou matemática elementar durante sete anos na China, em regiões rurais remotas. Fez uma pós-graduação em educação em Xangai e estudou depois nos Estados Unidos, onde desenvolveu investigação comparativa sobre o ensino de matemática nos dois países. O livro Saber e Ensinar Matemática Elementar foi um sucesso editorial e lançou o debate educativo em novas bases. Em vez de discutir estratégias pedagógicas ou sistemas de organização da escola, Liping Ma destacou uma questão central para o sucesso do ensino: o conhecimento profundo dos professores sobre as matérias que ensinam.