Catálogo
Voltar atrás
-40%

A Energia da Razão

Por uma sociedade com menos CO2

Fernando Ramôa Ribeiro

  • Edição Janeiro 2009
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-321-1
  • Páginas 208
  • Dimensões 0 x 0
€24,73 €14,84

Actualmente, é consensual que as alterações climáticas colocam desafios quanto ao futuro, em particular ao desenvolvimento sustentável e ao abastecimento de energia segura, renovável e competitiva. A opinião pública já está consciente da necessidade de adaptação a uma nova situação, nomeadamente no que diz respeito à redução de emissão de gases com efeito de estufa. Por outro lado, os recentes aumentos dos preços do petróleo e do gás alertaram os governos para a necessidade de adoptar políticas que permitam diminuir a dependência destas fontes de energia, investindo em energias renováveis e sustentáveis.

A conferência «A energia da razão: uma sociedade com menos CO2» reuniu personalidades de vários sectores das comunidades científica e empresarial que deram a conhecer estratégias e acções concretas que estão em curso com vista a mudar processos e comportamentos, a fim de que a economia e a sociedade estejam adaptadas às novas exigências e criem novas oportunidades de crescimento e de emprego. Apesar da actual instabilidade financeira e económica, o combate às alterações climáticas deve manter-se na ordem do dia, pois dele depende o nosso futuro.

OS AUTORES

João Manso Neto, Administrador da EDP Renováveis, Clemente Pedro Nunes, Professor do Instituto Superior Técnico da UTL, e Viriato Soromenho-Marques, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, abordaram questões relacionadas com a nova organização do trabalho e com a eficiência energética.

Vítor Santos, Presidente do Conselho de Administração da ERSE, António Costa e Silva, Presidente da Partex Oil and Gas, intervieram sobre tecnologias emergentes e necessidades de formação delas decorrentes.

Francisco de la Fuente Sanchez, Presidente da Fundação EDP, José Manuel Viegas, Professor do Instituto Superior Técnico da UTL, Cristina Castel-Branco, Professora da Faculdade de Arquitectura da UTL, José Delgado Domingos, Professor do Instituto Superior Técnico da UTL e Presidente da Agência Municipal de Energia e Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, e Carlos Carreira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, discorreram sobre as cidades do futuro.

Luís Mira Amaral e José Pedro Sucena Paiva, Professores do Instituto Superior Técnico da UTL, Filipe Duarte Santos, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Ana Rita Antunes, membro da Quercus, e João Santos Pereira e Margarida Tomé, Professores do Instituto Superior de Agronomia da UTL, aprofundaram questões relacionadas com a energia e as alterações climáticas.