Catálogo
Voltar atrás
-40%

Aritmética para Pais

Ron Aharoni

  • Edição Janeiro 2008
  • Colecção Temas de Matemática
  • ISBN 978-989-616-282-3
  • Páginas 260
  • Dimensões 0 x 0
€17,16 €10,30
Indisponível

O objectivo primeiro deste livro é ajudar os pais que desejem ser participantes activos nos estudos matemáticos dos seus filhos. De facto, foi assim que o livro nasceu: os pais da escola do filho do autor pediram-lhe instruções escritas para que pudessem ajudar os seus filhos em casa. O que começou por ser umas notas modestas foi evoluindo lentamente e tomou proporções de livro.

Pelo caminho, o público original expandiu-se para incluir o leitor que deseja voltar à matemática da sua infância, vendo-a de um ângulo diferente. A este grupo de leitores, o livro faculta uma segunda oportunidade. Aqueles que aprenderam a multiplicar fracções ou a efectuar dividir com papel e lápis, mas nunca entenderam por que isso é feito assim, são convidados a ver o assunto de uma perspectiva nova e mais madura.

Mas este livro destina-se também, e talvez sobretudo, a um terceiro grupo, não menos importante: o dos professores e educadores. A estes, o livro envia uma mensagem clara: o ensino da matemática depende mais de uma compreensão profunda dos princípios matemáticos do que de estratégias pedagógicas. Requer familiarização com o modo como cada etapa matemática dá seguimento a outra. A matemática deve ser ensinada através da experiência directa e concreta com os conceitos matemáticos. Os contextos e as aplicações ditas reais não se lhes devem sobrepor.

Face ao panorama geral do ensino da matemática, este livro é um instrumento indispensável para os que se preocupam com o rigor e a seriedade dos conteúdos e que se desejam livrar do lastro retórico e oco que se foi acumulando ao sabor das teorias construtivistas dogmáticas. Sem rodeios nem frases ininteligíveis, esta obra permite vencer medos e recuperar o verdadeiro prazer da matemática.


O AUTOR

RON AHARONI, professor de Matemática no Instituto de Tecnologia em Israel, aceitou um convite para ensinar no ensino básico e, desde então, tem dedicado grande parte do seu tempo a esta actividade. Aharoni desempenhou um papel importante na luta contra a «matemática difusa» no seu país e pela implementação de um programa exigente e sem floreados. Neste livro, quis partilhar com o leitor - um pai ou um professor - a sua experiência e as suas recomendações sobre a educação matemática.