Catálogo
Voltar atrás
-10%

Nódoas na Alma

A Medicina e a Loucura

Carlos Mota Cardoso

  • Edição Janeiro 2008
  • Colecção Porto, Cidade de Ciência
  • ISBN 978-989-616-240-5
  • Páginas 184
  • Dimensões 0 x 0
€12,62 €11,36
Indisponível

A linha editorial da colecção «Porto, Cidade de Ciência» privilegia a publicação de livros que nos ajudem a saber de nós e do nosso passado científico. Sem esse saber, não poderemos avaliar o progresso que, realmente, fizeram os cientistas que vivem e trabalham no Porto.
Sem saber como é que a cidade, a universidade e o país trataram os seus cientistas no passado, não poderemos avaliar bem o que nos pode esperar hoje, cientistas e não cientistas.
Por muito que procuremos incentivar os mais novos a partilhar o fascínio de fazer investigação, esse esforço poderá ser vão quando, no nosso país, há hoje inúmeros licenciados não só sem emprego, mas sem capacidade de criar novos empregos. No entanto, não deixa de ser, também, verdade que a própria cidade apresenta hoje oportunidades únicas de criar trabalho bem sucedido e recompensado monetariamente.
O que a biografia de Antonio Maria de Sena nos ensina, sob o título "Nódoas da Alma", pela pena de Carlos Mota Cardoso, é como o Porto, por acolher um grande homem com conhecimentos adquiridos nas suas visitas a estabelecimentos de saúde mental na Europa lhe ofereceu o solo para o crescimento de uma arvore diferente: um grande Hospital para pessoas com problemas de saúde mental.
O leitor encontrará neste novo livro da linha editorial Porto Cidade de Ciência o cruzamento entre em médico-escritor sabedor e sensível, o autor, o objecto de estudo e a lição dada pela vida de Antonio Maria de Sena do que se pode fazer desde que se acredite com convicção e perseverança no que deve ser feito, o já habitual apoio da Casa Editora Gradiva e a própria cidade que com este novo livro fica a saber mais de si.

Maria de Sousa