Catálogo
Voltar atrás
-40%

Dicionário de Termos e Citações de Interesse Político e Estratégico

Henrique Lages Ribeiro

  • Edição Janeiro 2008
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-230-6
  • Páginas 420
  • Dimensões 0 x 0
€19,18 €11,51

O livro que o leitor tem nas mãos não é um dicionário tradicional de citações e termos: trata-se, não de um conjunto de frases «lapidares, cáusticas, cruéis ou elogiosas», mas de uma selecção de citações recolhidas na sua maioria na imprensa diária e semanal (nacional e estrangeira) e cuja função é esclarecer o significado e o âmbito dos termos ou expressões em análise.

Ao fixar no tempo aquilo que, pela natureza do suporte em que se inscreve, é efémero, este dicionário possui uma inegável importância histórica, social e cultural. Simultaneamente informativo e lúdico, constitui um retrato assaz expressivo da época em que vivemos.

Elaborado por um especialista na área da defesa, das relações internacionais e da estratégia, o Dicionário de Termos e Citações de Interesse Político e Estratégico é, sem dúvida, uma obra de consulta indispensável para qualquer estudioso ou curioso destas matérias.




HENRIQUE M. LAGES RIBEIRO é oficial do Exército na situação de reforma. Ao longo da sua carreira, entre outros cursos, frequentou o de Estado-Maior, no «Army Staff College», em Camberley, Reino Unido - onde lhe foi atribuído o «Commandant's Prize», pela melhor tese de Estratégia apresentada por alunos estrangeiros - e o de Defesa da NATO, no «NATO Defense College», em Roma. Cumpriu 7 comissões militares e civis no Ultramar em Timor, Moçambique, Angola e Macau. Foi professor de Estratégia, do Curso Superior de Comando e Direcção, no Instituto de Altos Estudos Militares, e Subdirector do Instituto de Defesa Nacional. Desempenhou, ainda, as funções de Vice-Presidente do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência, Subdirector-Geral de Política de Defesa Nacional, do Ministério da Defesa, e as de Secretário-Adjunto para a Segurança do Governo de Macau. Depois de aposentado dedicou-se à tradução e revisão científica de obras relacionadas com Relações Internacionais e Estratégia.