Catálogo
Voltar atrás

Que É a História Hoje?

David Cannadine

  • Edição Janeiro 2006
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-616-103-3
  • Páginas 224
  • Dimensões 0 x 0
€5,00
O livro de E. H. Carr, Que é a História?, foi publicado pela Macmillan em 1961 e pela Gradiva em 1981. Desde então, vendeu centenas de milhares de exemplares em todo o mundo. Para assinalar o quadragésimo aniversário da publicação deste clássico histórico, o Instituto para a Investigação Histórica da Universidade de Londres, em colaboração com a Palgrave (a chancela académica da Macmillan) e o Trinity College de Cambridge, organizou um simpósio de dois dias com vista à apreciação do estado actual da disciplina. Dez estudiosos de renome internacional, especializados em diferentes áreas da História, procuraram responder à pergunta de Carr tendo em conta uma nova geração de historiadores: o que significa estudar História no início do século XXI? O volume resultante não desmerece do clássico de Carr, homenageando as investigações fulcrais deste autor e estendendo o debate a novos territórios, de modo a garantir a sua renovação e a sua relevância para um novo século de estudos históricos. As vertentes nele abordadas são inúmeras: por exemplo, história social, história política, história da religião, história cultural e história das ideias. Nas palavras do coordenador, uma das suas intenções foi «criar um volume que pudesse alcançar o tipo de público alargado para o qual a História continua a ser (como é justo e necessário que seja) um elemento essencial da cultura e educação públicas e da vida nacional.»


«Que é a História Hoje? apresenta a solução ideal para o dilema de como reapreciar o livro de Carr sem o pôr de lado. Se há alguém capaz de nos dar um equivalente ao Que é a História? para o início do século XXI, esse alguém é indubitavelmente David Cannadine.»
David Armitage

«Finalmente o livro Que é a História? tem o sucessor que merece, [...] extremamente acessível e muito estimulante.»
Roy Porter

«Que é a História? influenciou profundamente a geração de historiadores profissionais que alcançaram a maturidade nas décadas que se seguiram à sua publicação. Que é a História Hoje? oferece-nos, quarenta anos depois, uma oportuna revisão do debate e uma análise rigorosa das tendências e problemas actuais.»
Norman Davies

«A palavra-chave deste novo livro, estimulante e por vezes provocador, é hoje. Diversos autores, baseando-se em grande medida nas suas experiências pessoais como historiadores, exploram os processos e implicações da mudança.»
Asa Briggs