Catálogo
Voltar atrás
-10%

Rousseau e Outros Cinco Inimigos da Liberdade

Isaiah Berlin

  • Edição Janeiro 2005
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-616-075-3
  • Páginas 232
  • Dimensões 0 x 0
€13,63 €12,27
Indisponível

As célebres conferências radiofónicas de Berlin sobre seis importantes pensadores antiliberais foram emitidas pela BBC em 1952. Rousseau e Outros Cinco Inimigos da Liberdade é uma das primeiras e mais convincentes exposições das ideias de Isaiah Berlin sobre a liberdade humana e a história das ideias. Estas encontraram mais tarde expressão em obras tão famosas como Dois Conceitos de Liberdade e estiveram no cerne do trabalho que desenvolveu ao longo de toda a sua vida sobre o Iluminismo e os seus críticos.
Na sua análise lúcida de ideias por vezes complexas, Berlin demonstra que uma compreensão equilibrada e uma defesa inabalável da liberdade humana estão dependentes de aprendermos tanto com os erros dos pretensos defensores da liberdade como com as visões sombrias dos seus inimigos declarados. Este livro lança luz sobre o desenvolvimento inicial das ideias de Berlin e complementa a obra que publicou com um tratamento mais aprofundado de Helvétius, Rousseau, Fichte, Hegel e Saint-Simon, com o tradicionalista ultraconservador Maistre a encerrar o cortejo.
Rousseau e Outros Cinco Inimigos da Liberdade revela Berlin com uma energia e uma fluência torrenciais, confirmando o seu talento como professor de raro brilhantismo e carisma. Todas as semanas, os ouvintes sintonizavam, expectantes, as emissões e ficavam hipnotizados pelo estilo surpreendentemente fluente e espontâneo de Berlin. Um eminente historiador das ideias, na época jovem aluno, recorda: as palestras «provocavam-me tanta exaltação que me sentava, durante cada conferência, no chão, junto ao rádio, a tirar notas». Esse entusiasmo é finalmente recriado aqui para que todos o possamos partilhar.
As escolhas de Eduardo Lourenço

«Vou(...) recomendar este que acabam de me oferecer - Rosseau e Outros Cinco Inimigos da Liberdade, de Isaiah Berlin(Gradiva). Sempre gostei muito da forma como Rosseau escrevia, fazia-o de uma forma musical, muito diferente dos outros escritores da altura. Apesar disso as suas ideias eram bastante autoritárias. Neste livro, Berlin fala sobre o conceito de liberdade e sobre aqueles que se opuseram a esta. Não tem nada a ver com os "Graais" da moda.»
In DN

«Estas palestras são extraordinárias pela sua lucidez e vigor.»
Wall Street Journal

«Berlin no seu melhor: vigoroso sem ser bombástico, enérgico sem exagerar, erudito sem exibicionismos.»
PETER WATSON, Times Higher Education Supplement

«As mais célebres palestras proferidas por Berlin (...). Nunca ninguém havia falado sobre tópicos tão abstractos com tanta fluência e intensidade (...). Estas palestras, não pressupondo conhecimentos avançados, apresentam (...) algumas das questões centrais da teoria política moderna de uma forma apaixonante e num tom muito acessível.»
NOEL MALCOLM, Sunday Telegraph