Catálogo
Voltar atrás
-10%

Calcular o Risco

Aprender a lidar com a incerteza

Gerd Gigerenzer

  • Edição Janeiro 2005
  • Colecção Mente Aberta
  • ISBN 978-989-616-050-0
  • Páginas 364
  • Dimensões 0 x 0
€10,10 €9,09

Por muito que gostássemos de sentir certezas nas nossas vidas, a realidade é que vivemos num mundo incerto e perigoso. Será verdade que exageramos desmesuradamente as probabilidades de vivermos um acontecimento indesejado? Seremos vítimas da nossa ignorância quanto à realidade do risco?

Gerd Gigerenzer defende que muitos de nós somos vítimas da nossa própria «inumeracia». Para além disso, as estatísticas são frequentemente apresentadas de maneira extremamente confusa. Recorrendo a exemplos reais - a incidência do erro nos rastreios de cancro da mama e de sida, as impressões digitais genéticas e a manipulação de estatísticas para apresentação de provas em tribunal -, o autor mostra como se pode ultrapassar facilmente a dificuldade de raciocinar com números.

Este livro fundamental revela como, recorrendo a algumas técnicas simples, se pode aprender a pensar com clareza, a exigir informações devidamente apresentadas e a transformar a ignorância em discernimento.


«Um livro importante [...] O leitor [é] colocado perante um poderoso conjunto de ferramentas úteis para a compreensão de dados estatísticos [...] Deve ser lido por todas as pessoas que queiram assumir a responsabilidade das suas próprias escolhas em termos de saúde.»
New Scientist

«Gigerenzer torna mais fácil pensar com clareza.»
Evening Standard

«Hoje, mais do que nunca, os cidadãos têm necessidade de saber avaliar riscos [...] Este livro deve ser posto nas mãos de todos aqueles que já se viram confrontados com dados estatísticos alarmantes.»
Independent

«Um livro que irá mudar a forma como o leitor encara o mundo. Indispensável.»
Sunday Telegraph

«Com muitos exemplos esclarecedores, [Gigerenzer] mostra-nos como o raciocínio seguro exige que se saiba lidar com a incerteza.»
Nuno Crato, Expresso