Catálogo
Voltar atrás

Os Ciberenigmas do Dr. Ecco

36 enigmas para hackers e matemáticos com espírito de detective

Dennis Shasha

  • Edição Janeiro 2003
  • Colecção O Prazer da Matemática
  • ISBN 978-972-662-932-0
  • Páginas 232
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

Os Ciberenigmas do Dr. Ecco
36 enigmas para hackers e matemáticos com espírito de detective


«Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente.»
Leibniz, 1715

Quer seja um génio da programação, um especialista em lógica ou alguém que adora jogos matemáticos, este livro de enigmas vai desafiá-lo e mantê-lo acordado pela noite dentro. Na tradição de Sherlock Holmes, o Dr. Ecco aplica a lógica e alguma matemática para resolver crimes, encontrar tesouros e explorar o espaço.
Criado por Dennis E. Shasha, o Dr. Ecco apareceu pela primeira vez no final dos anos 80 como um brilhante investigador matemático em As Enigmáticas Aventuras do Dr. Ecco (Gradiva, 1992). O seu mais recente trabalho, Os Ciberenigmas do Dr. Ecco, relata as proezas e as desventuras deste «omni-heurista» (aquele que resolve todos os enigmas) e detective privado de renome. Acompanhado pelo colega, o professor Justin Scarlet, e pela sobrinha Liane, Ecco confronta-se com uma série de enigmas que lhe são colocados por arqueólogos, desenhadores de estações espaciais, designers, generais, criminosos (reformados) e alguns cidadãos normais.
Quer esteja a investigar um ataque de antraz (um enigma criado por Sasha bastante tempo antes do 11 de Setembro), a combater o crime no metropolitano, ou a proteger o caribu do Alasca da ameaça de uma conduta de gás, o Dr. Ecco aceita todos os desafios e utiliza a matemática e a lógica para lutar contra terroristas, contrabandistas e espiões.
Organizado em oito temas (desde «Geometria Combinatória» a «Cifras e Segredos»), este livro vai desafiá-lo a utilizar a mente e o computador de maneiras que nunca antes imaginou.

«É raro podermos dizer, com rigor e em termos categóricos, o que é o melhor, mas de Dennis Shasha podemos afirmar que é o melhor criador de enigmas, vivo. O seu novo Dr. Ecco é mais fascinante, mais intrigante, mais envolvente e mais delicioso do que eu jamais poderia imaginar pudesse ser um livro do género. Mesmo as pessoas que nunca tenham resolvido um "ciber-enigma" (ou sequer planeado fazê-lo) não conseguirão parar de o ler.»
DAVID GELERNTER, professor de Ciência Computacional, Universidade de Yale


DENNIS E. SASHA, professor de ciência computacional no Courant Institute of Mathematical Sciences, na Universidade de Nova Iorque, escreve a coluna «Puzzling Adventures» na Scientific American, assim como o «Omniheuristic Puzzle Corner» para o Dr. Dobb's Journal.