Catálogo
Voltar atrás
-10%

O GRANDE, O PEQUENO E A MENTE HUMANA

Roger Penrose

  • Edição Janeiro 2003
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-972-662-893-4
  • Páginas 188
  • Dimensões 0 x 0
€13,12 €11,81
Brevemente

As ideias de Roger Penrose são controversas e objecto de viva discussão. O Grande, o Pequeno e a Mente Humana é um fascinante e acessível resumo do pensamento actual de Roger Penrose nas áreas da física onde o autor sente que existem importantes problemas por resolver. É também uma introdução estimulante a conceitos radicalmente novos que Roger Penrose crê serem proveitosos para compreender o funcionamento do cérebro e a natureza da mente humana.

Permitirá a física quântica reduzir a consciência à computação? Roger Penrose responde, com grande convicção e eloquência, com um rotundo «não».

Para esta edição, o autor procurou refutações e comentários dos filósofos Abner Shimony e Nancy Cartwright, bem como do seu colega Stephen Hawking, pelo que O Grande, o Pequeno e a Mente Humana é também um estimulante debate entre grandes pensadores do nosso tempo.

Apesar da convicção de Penrose de que os nossos cérebros não podem ser modelados por sistemas computacionais - permanecendo, assim, essa possibilidade como um tema da ficção científica -, a discussão continuará, porventura, por muito tempo.

O Grande, o Pequeno e a Mente Humana alarga o debate aos leitores que querem manter-se a par dos últimos pensamentos sobre o pensamento.

«[...] uma ilustração maravilhosa do que os grandes cientistas sempre fizeram: elaborar arrojadas conjecturas e expô-las para outros as confirmarem, refutarem ou rectificarem.»
KEITH DEVLIN, New Scientist

«[...] dificilmente alguém poderia conduzir-nos numa viagem mais perspicaz e apaixonante aos confins da física.»
Scientific American