Catálogo
Voltar atrás
-10%

GANHAR BOLONHA, GANHAR O FUTURO

Vítor Crespo

  • Edição Janeiro 2003
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-972-662-892-7
  • Páginas 160
  • Dimensões 0 x 0
€9,59 €8,63

O ensino superior português passa por uma crise: decresce o número de alunos que o procuram; existe um número excessivo de cursos sem procura e sem objectivos concretos; o acesso ao ensino superior está eivado de incorrecções que geram situações inadmissíveis. Está aberta a discussão sobre o modelo de gestão das instituições públicas e sobre a sua forma de financiamento que actualmente contêm características insustentáveis, sendo inevitável analisar as várias propostas para que se possam alcançar as soluções adequadas. Estamos em véspera de uma alteração profunda dos paradigmas do ensino superior trazido pela Declaração de Bolonha, tornando-se imprescindível criar as condições propícias à sua correcta incrementação.
O presente volume disseca os constrangimentos que atingem o ensino superior português ao mesmo tempo que se apresentam propostas alternativas para a sua ultrapassagem. É, por isso, um documento essencial para o debate, que se impõe, sobre o desenvolvimento e modernização do ensino superior português nos seus diversos subsectores, público e privado, universitário e politécnico.


VITOR CRESPO doutorou-se em Química pelas Universidades da Califórnia (at Berkeley) e Coimbra. É professor catedrático (reformado) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Foi Reitor da Universidade de Lourenço Marques (Maputo), Director-Geral do Ensino Superior, Presidente do Instituto de Alta Cultura, Ministro da Educação e Embaixador de Portugal junto da UNESCO. Actualmente, preside ao Conselho de Avaliação do Ensino Universitário da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado e é vogal do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior.