Catálogo
Voltar atrás

BLUES

Patrick Neate

  • Edição Janeiro 2002
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-972-662-863-7
  • Páginas 420
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

Prémio Whitbread Para o Melhor Romance 2001

Percorrendo três continentes e dois séculos, Blues é uma narrativa épica sobre o destino, a família, a amizade e o jazz.

A figura central é Lick Holden, um jovem músico de jazz que põe Nova Orleães em fogo com o seu trompete no princípio do século passado. Na outra ponta do século, Sylvia, uma prostituta inglesa, e Jim, um jovem errático, partem em busca do passado de Sylvia, perdido algures entre as brumas do bayou da Luisiana.

Uma história que abarca o tempo e o espaço, o amor e a amizade, as raízes e a viagem, e tudo o que fica no meio. Pungente e hilariante, é como uma melodia favorita - agarra-nos até ao fim.

«Uma composição literária grandiosa e extraordinária, onde a forma e o conteúdo se reflectem mutuamente de maneira brilhante: o longo alcance da história reflecte a arbitrariedade da vida, enquanto a prosa electrificante dá vida a personagens cujas experiências se estendem por um século, por diversas culturas e por muitas cores. Fulgurante, arrojado e enérgico, Patrick Neate estabelece um padrão elevado para a ficção moderna.»

Júri do Prémio Whitbread

«Se pudesse escolher um escritor britânico actual para contar histórias à volta da fogueira da minha fantasia, esse escritor seria Patrick Neate.»
Daily Telegraph

«Terrivelmente apetecível.»
Independent on Sunday

«Um formidável trabalho de imaginação.»
Evening Standard

«As histórias são a seiva da ficção de Patrick Neate - os seus romances, como os de Salman Rushdie, estão cheios delas e sofrem a sua fascinação. O seu toque brincalhão contraria o peso emocional da sua poesia e o seu talento é entreter e encantar enquanto vai ferindo furtivamente o coração dos leitores.»
Metro

«Um século de jazz, blues e amor perdido. O vigoroso romance de Neate tem o seu coração nos bares do Sul Profundo da América [...] uma história comovente.»
Marie Claire

«Absolutamente épico [...] uma satisfação que vale sempre a pena.»
Face