Catálogo
Voltar atrás

AS ÚLTIMAS RECREAÇÕES

Martin Gardner

  • Edição Janeiro 2002
  • Colecção O Prazer da Matemática
  • ISBN 978-972-662-859-0
  • Páginas 330
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

"Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente."
LEIBNIZ, 1715

Mais do que quaisquer outros dos trabalhos de Martin Gardner, a coluna "Jogos matemáticos", publicada na Scientific American, cimentou a sua fama e estabeleceu-o como o melhor autor de matemática recreativa. É notável que, ao longo da sua carreira, Martin Gardner se tenha mantido infatigavelmente brilhante e divertido, enquanto as ideias que conseguia transmitir aos leitores leigos aumentavam em variedade e profundidade. Sem nunca perder a leveza original, As Últimas Recreações recolhem o melhor do material incluído nessa coluna nos últimos sete anos da sua publicação. Como sempre, Martin Gardner incluíu as cartas que recebeu dos leitores, bem como actualizações e comentários.

Em "As maravilhas de um planiverso" trata as fantásticas investigações de A. K. Dewdney sobre Flatland - o mundo plano, a duas dimensões -, bem como as contribuições dos leitores, que vão desde a relatividade até ao planeamento de armas de fogo. Na "Geometria do taxista" explora as propriedades surpreendentes de uma singela geometria não euclidiana. Em "Brincadeiras com ovos" acedemos à longa história da investigação na arte de equilibrar ovos. Uma das contribuições dos leitores descreve como se pode fazer uma galinha pôr ovos com dedicatórias personalizadas no seu interior. E ainda mais vinte ensaios sobre assuntos que vão desde números primos ao jogo das damas, passando pela matemática das eleições, cada um mais divertido e fascinante do que o anterior.
É Martin Gardner, o clássico Martin Gardner, no seu melhor, a fazer o que faz como ninguém.


"O meu interesse por matemática, lógica, simetria, palavras, padrões, magia e mistério foi enormemente catalisado pela histórica coluna de Martin Gardner na Scientific American. É desolador que tenha acabado. Mas este volume final, que completa uma série de volumes monumentais que me orgulho possuir na totalidade, termina uma colecção que inspirará muitas gerações, levando-as a apaixonarem-se pelos temas que desde sempre têm fascinado as melhores mentes humanas, e que, esperamos, continuarão para sempre a fascinar."

DOUGLAS HOFSTADTER

"As Últimas Recreações é a coroa brilhante para a carreira inigualável de Martin Gardner como o rei da exposição matemática."

RONALD GRAHAM