Catálogo
Voltar atrás

Os Profanadores

Michael Collins

  • Edição Janeiro 2002
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-972-662-833-0
  • Páginas 332
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

Frank tinha cinco anos quando os pais morreram num incêndio, numa cidadezinha da inóspita região dos Grandes Lagos. Mais de vinte anos depois, no mesmo lugar, o tio é assassinado por um desconhecido.
Para regressar à terra onde nasceu, Frank atravessa um país desumanizado, que reflecte os seus próprios fantasmas. Quer saber porque morreu o tio e porque se sobressaltam as pessoas ao ouvir o seu nome. Luta para resistir ao clima de paranóia que o envolve, mas conseguirá sobreviver à vertigem da vida americana?

Em Os Profanadores, Michael Collins dá-nos um retrato penetrante, quase surrealista, da América pós-Vietname. Num estilo surpreendentemente visual, descreve em paralelo, com uma precisão soberba, a imensa fronteira gelada e a luta constante do protagonista para manter a sua sanidade.
Um brilhante e perturbador romance, que marca uma nova etapa na ficção irlandesa contemporânea.


MICHAEL COLLINS nasceu em Limerick em 1964 e foi educado na Irlanda e na América. A sua obra de ficção mereceu o apreço da crítica internacional e foi já traduzida em mais de 15 línguas. O seu livro de contos The Man Who Dreamt of Lobsters foi eleito Notable Book of The Year (1993) pelo New York Times; o seu conto The End of the World recebeu o Pushcart Prize for Best American Short Story e o Toronto Globe and Mail considerou a sua mais recente colecção de contos como "um dos livros indispensáveis do ano". Os Guardiões da Verdade, também publicado pela Gradiva, foi vencedor do Livro Irlandês do Ano 2000, foi nomeado para o Booker Prize 2000 e para o IMPAC Literary Prize 2002 e foi escolhido pela crítica como Livro do Ano dos jornais The London Times e Guardian em 2000.
Michael Collins é Doutor em Filosofia pela Universidade de Illinois, em Chicago, e vive actualmente em Seattle.