Catálogo
Voltar atrás

António

Allan Massie

  • Edição Janeiro 2002
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-972-662-825-5
  • Páginas 236
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

Depois do assassínio de Júlio César, cuja conspiração Allan Massie descreve de forma brilhante em César (já editado pela Gradiva), Roma vive um clima de grande tensão, agravado pela guerra civil que se instala. Marco António assume o comando do Império, mas a luta pelo poder continua. Como continuam as campanhas políticas, os jogos de interesse e as traições. É no seio desta trama que surge Octávio Augusto - cunhado de António e futuro imperador. Guiado por uma desmedida ambição, Augusto aproveita-se da paixão avassaladora de António por Cleópatra e pela sua obsessão com o Leste para ganhar a guerra da propaganda em Roma, atraindo-o para a sua destruição. Na iminência da ruína, Marco António regista as suas memórias por escrito, apresentando-nos a sua perspectiva de como tudo aconteceu.

Se com César já não existiam dúvidas sobre as qualidades literárias de Allan Massie, António vem comprová-las. Um romance dramático e tocante, onde a história e a imaginação andam de mãos dadas. Uma tragicomédia de ambições e auto-indulgências, de amores e traições, por um dos melhores escritores escoceses da actualidade.


ALLAN MASSIE nasceu em Singapura em 1938, cresceu em Aberdeenshire e foi educado em Glenalmond e no Trinity College, em Cambridge, onde cursou História. Escreve uma coluna no The Daily Telegraph, faz recensão de romances para o The Scotsman e colabora com o The Sunday Telegraph e o Spectator. Romancista galardoado, é também autor de César, Augustus e Tiberius (que com António completam o quarteto de romances históricos sobre imperadores romanos publicado em Portugal pela Gradiva), King David, A Question of Loyalties (vencedor do Prémio Saltire Society / Scotsman Para o Melhor Livro do Ano), The Ragged Lion, The Sins of the Father,These Enchanted Woods, The Last Peacock (Prémio Frederick Niven em 1981), Byron's Travels, The Caesars e Glasgow: Portraits of the City. É Membro da Royal Society of Literature. Tem três filhos e vive com a mulher na Escócia.