Catálogo
Voltar atrás
-40%

Pense

Uma Introdução à Filosofia

Simon Blackburn

  • Edição Janeiro 2001
  • Colecção Filosofia Aberta
  • ISBN 978-972-662-790-6
  • Páginas 317
  • Dimensões 0 x 0
€16,66 €10,00

Que têm Woody Allen, Chekhov, Goya e Voltaire em comum com Descartes, Hume, Kant e Leibniz? Será a filosofia só jogos de palavras e confusões? Mas como podemos pensar claramente sobre o universo e nós próprios? Sobre a verdade e a ilusão, sobre a consciência e a lógica, sobre a ética e o nosso lugar no universo, sobre Deus e a ciência? Qual é a importância das ideias e do pensamento?

Pense é uma obra para quem quer pensar sobre as grandes questões. Escrita num estilo despretensioso e claro, é um best-seller que nos cativa, intriga e faz pensar, devolvendo à filosofia a discussão de ideias inteligente, clara e estimulante. Leitura essencial para qualquer cidadão que queira compreender melhor o universo em que se encontra e o seu lugar nele, é uma obra fundamental para a tão necessária renovação do ensino da filosofia em Portugal.

Pense é uma viagem maravilhosa ao mundo da filosofia, que nos mostra o papel fundamental que esta disciplina tem para uma compreensão mais completa e rica do universo e dos seres humanos. Eis alguns dos temas abordados nesta obra:

· Poderemos conhecer alguma coisa com segurança, ou será tudo um mar de dúvidas?
· O que é a consciência? Será que temos uma alma imortal? Ou somos apenas um produto das leis da natureza?

· Seremos realmente livres, ou estará tudo determinado pelas leis da natureza? Ou haverá maneira de sermos livres apesar de tudo depender das leis da natureza?

· O corpo é meu, o cérebro é meu e os pensamentos são meus - mas onde está o eu que é proprietário disso tudo? O que é o eu? Será que é apenas uma ilusão?

· E que dizer de Deus e da religião? Será que Deus existe? E os milagres? Será que a fé está para além do pensamento?

· O que é a lógica? Serve para alguma coisa? E as probabilidades? Como pode a lógica ajudar-nos a compreender melhor o mundo?

· Será o mundo como a ciência diz que é? Mas como é o mundo que a ciência descreve?

· Como podemos tomar melhores decisões na nossa vida? Como poderemos encarar-nos como seres humanos sem nos tornarmos meros objectos que obedecem às leis inexoráveis da natureza? Será que tudo é relativo?