Catálogo
Voltar atrás
-10%

O QUARK E O JAGUAR

Murray Gell-Mann

  • Edição Janeiro 1997
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-972-662-518-6
  • Páginas 399
  • Dimensões 0 x 0
€21,20 €19,08
Indisponível

De um dos maiores cientistas deste século, esta é uma visão única e pessoal das ligações entre as leis fundamentais da natureza e as suas manifestações mais complexas.

«Uma digressão estimulante, provocadora e invulgar por compartimentos do conhecimento humano que normalmente estão hermeticamente selados. É sempre um prazer ver um espírito superior atacar os grandes mistérios e, ao mesmo tempo, resistir decididamente ao misticismo.»

Carl Sagan, Universidade de Cornell.

«Um livro tão interessante como o seu autor. Gell-Mann criou uma história fascinante, reunindo elementos tão diferentes como o comportamento dos chimpanzés, a mecânica das avalanches, a teoria das super-cordas e William Shakespeare. Extraordinário!»

Mark J. Plotkin. Conservation International.

MURRAY GELL-MANN é Professor Jubilado de Física Teórica, no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Recebeu o Prémio Nobel da Física em 1969. Em 1984 ajudou a criar o Instituto de Santa Fé, onde trabalha actualmente. Os cientistas desse Instituto realizam trabalho teórico em campos que vão da mecânica quântica ao sistema imunitário humano, a evolução das linguagens e a economia global vista como um sistema evolutivo complexo.

Como director da Fundação MacArthur, o Professor Gell-Mann preside o seu Comité de Recursos e Ambiente Mundial. Pelo seu trabalho em defesa do ambiente, foi nomeado para a lista «Global 500» do Programa de Ambiente das Nações Unidas. Recebeu o Prémio Lindbergh de 1993, pelos seus esforços em prol do equilíbrio entre o avanço tecnológico e a preservação do ambiente. Recebeu também prémios do Instituto Franklin, da Comissão de Energia Atómica e da Academia Norte-Americana de Ciências.