Catálogo
Voltar atrás
Introdução à Teoria do Conhecimento

-10%

Introdução à Teoria do Conhecimento

Dan O'Brien

  • Edição Janeiro 2013
  • Colecção Filosofia Aberta, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-542-0
  • Páginas 380
  • Dimensões 0 x 0
€22,00 €19,80
Indisponível

Numa linguagem simultaneamente simples e rigorosa, com recurso a esclarecedores exemplos do cinema e da literatura, o autor mostra-nos como as ideias em torno da natureza do conhecimento foram, e continuam a ser, intensamente discutidas, e convida-nos a entrar nessa discussão. Um livro imprescindível para estudantes e professores de filosofia dos vários níveis, estudantes de psicologia, juristas e estudante de direito e qualquer pessoa interessada na filosofia em geral.

 

A teoria do conhecimento (ou epistemologia) é, juntamente com a metafísica, uma das disciplinas centrais da filosofia, a ela se dedicando muitos dos mais importantes filósofos de todos os tempos, como Platão, Descartes, Locke, Hume, Kant, Russell e outros. Nesta introdução à teoria do conhecimento, o autor faz muito mais do que simplesmente apresentar as ideias desses filósofos sobre problemas tão debatidos como o da própria definição do conhecimento, das fontes do conhecimento, da sua possibilidade e da justificação das nossas crenças. Numa linguagem simultaneamente simples e rigorosa, o autor mostra-nos como tais ideias foram, e continuam a ser, intensamente discutidas, envolvendo-nos na sua discussão. As primeiras secções de cada capítulo apresentam de forma muito acessível, mesmo ao leitor sem grande formação filosófica, temas como a percepção, a memória, o testemunho, o conhecimento a priori, bem como as teorias cépticas, inatistas, empiristas, racionalistas, fundacionalistas, coerentistas, realistas e idealistas, entre outras. As secções seguintes não deixam insatisfeito o leitor interessado em aprofundar um pouco mais as discussões, familiarizando-o com os seus desenvolvimentos mais recentes, em que se destacam nomes como os de Gettier, Quine, Nozick, Rorty, Plantinga, Nagel, Goldman ou Bonjour. Um dos aspectos que torna a discussão mais viva e interessante é o frequente recurso a esclarecedores e oportunos exemplos do cinema e da literatura.

 

Trata-se de um livro imprescindível não só a estudantes e professores de filosofia dos vários níveis como a qualquer pessoa interessada em compreender as ideias dos grandes filósofos do passado e do presente.

 

«Claro, vivo e baseado num amplo conhecimento da matéria, o livro de O’Brien constitui um excelente texto introdutório à epistemologia.»

 

Christopher Hookway, Universidade de Sheffield

 

Eis algumas das questões centrais da teoria do conhecimento tratadas neste livro:

 

- O que é o conhecimento?

- Que tipos de conhecimento há?

- Como justificar adequadamente as nossas crenças?

- Qual o papel da percepção e dos sentidos na justificação das nossas crenças?

- Qual o papel da memória na justificação das nossas crenças?

- O testemunho será uma fonte fiável de conhecimento?

- Podemos saber algo sobre o mundo raciocinando apenas?

- Como justificar o raciocínio indutivo?

- Sabemos mesmo que o mundo exterior existe?

- Sabemos que não podemos estar sempre enganados?

- Haverá realmente conhecimento sobre questões morais?

- É possível justificar a crença na existência (ou na inexistência) de Deus?

- Será que podemos saber se há outras mentes além da nossa?

 

 

São discutidas perspectivas de autores do passado e actuais: Platão, Descartes, Locke, Berkeley, Leibniz, Hume, Kant, Reid, Russell, Wittgenstein, Sellars, Quine, Rorty, Nozick e Dretske, entre outros.

 

 

Ao longo do livro o autor recorre a exemplos ilustrativos de filmes de Ridley Scott, Christopher Nolan, Clint Eastwood, Sergio Leone, Alan Parker, François Truffaut, David Cronenberg, J.-P. Jeunet, Bob Fosse e Woody Allen, entre outros.