Autores

Voltar atrás

Rodolfo António Cabrita Bacelar Begonha

Biografia

Rodolfo António Cabrita Bacelar Begonha é Major-General do Exército na situação de reforma, possuindo uma longa carreira militar.
Entre os numerosos cursos que constam do seu currículo, destacam-se: Curso de Estado-Maior, Curso de Mestre de Educação Física Militar, Curso Ranger nos E.U.A., Curso de Informações Estratégicas para Oficiais Superiores Estrangeiros na Escola de Informações do Exército dos E.U.A.
Das muitas funções militares que desempenhou, salientam-se as seguintes: Comandante de Companhia Operacional em Angola (1963/65), Chefe de Estado-Maior do Comando Territorial e do Comando Chefe em Macau (1967/69), Coordenador de Informações da Junta de Salvação Nacional (1974), Comandante do Centro Militar de Educação Física, Equitação e Desportos (1980/82), Chefe da 2.ª Repartição (Informações e Segurança) do Estado-Maior do Exército (1983/85), Comandante da Zona Militar dos Açores (1989/91), Diretor da Polícia Judiciária Militar (1993/2001).

Possui um extenso currículo na área desportiva, de onde ressaltam numerosas funções, como atleta, técnico e dirigente, e a conquista de vários títulos em diversas modalidades, entre eles o de campeão nacional de rugby, tendo sido também capitão da seleção nacional.
Pertenceu a direções de vários clubes desportivos, foi Diretor Geral dos Desportos no I e II Governos Constitucionais e também Secretário de Estado da Juventude e Desporto no III, IV e V Governos.

Foi ainda fundador e presidente do Panathlon Clube de Lisboa e membro da direção do Panathlon Internacional, presidente da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa
Nacional, professor catedrático convidado da Universidade Lusíada no Curso de Políticas de Segurança e comentador convidado pela SIC Notícias e RTP sobre terrorismo e assuntos militares.