Autores
Voltar atrás

Joel Correia

Biografia

Joel da Costa Correia nasceu em Leiria a 12 de Março de 1986 e reside na localidade de Reixida, situada na freguesia de Cortes dessa cidade.

Completou o ensino secundário na cidade de onde é natural, ingressando no ano de 2004 no curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Ao longo da formação académica integrou uma equipa que participou em vários concursos de arquitectura, dos quais se destacam, com a atribuição do primeiro prémio, o concurso «Projecto para duas moradias em Ferragudo» promovido pela empresa Socigar, e, com a atribuição de uma menção honrosa local, o concurso ibérico «Porto, a história do turismo – Reabilitação de um edifício do centro histórico» promovido pela empresa Pladur.

Apresentou em Fevereiro de 2012 tese de dissertação para a conclusão de mestrado com o título Leiria: a evolução do espaço urbano da cidade moderna (1926-1974). Este trabalho, agora publicado, foi distinguido em 2011 na 1.ª edição do Prémio de História Local, Villa Portela, promovido pelo Eng. Ricardo Charters d’Azevedo em parceria com a ADLEI (Associação para o Desenvolvimento de Leiria) e apoiado pela Câmara Municipal de Leiria, pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Gradiva.