Autores
Voltar atrás

Isabel Maria Almeida Fonseca

Biografia

Isabel Maria Almeida Fonseca nasceu em Viseu, é licenciada em Engenharia Química (1980), Mestre em Química Física (1984) e Doutora em Engenharia Química, área de Termodinâmica Aplicada (1991), pela Universidade de Coimbra. Teve uma breve passagem pelo Ensino Secundário onde leccionou a disciplina de Matemática. É actualmente Professora Associada do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra.

Tem publicados diversos manuais que reflectem a sua já longa experiência de leccionação de disciplinas laboratoriais dos primeiros anos das licenciaturas em Engenharia Química e Química e, por outro lado, da investigação que tem desenvolvido no domínio da Termodinâmica Aplicada. O tratamento de dados, não constituindo o domínio principal da sua investigação, tem sido largamente utilizado e explorado como suporte à sua investigação científica, o que se traduziu na publicação de alguns artigos científicos e pedagógicos nesta área.

Tem coordenado e participado em vários projectos de investigação nos domínios do equilíbrio de fases e propriedades termofísicas, no âmbito dos quais tem orientado diversos alunos de pós-graduação. Publicou mais de quatro dezenas de artigos em revistas internacionais e efectuou diversas comunicações em congressos.