Keith Devlin
Biografia
Matemático da Univ. de Stanford e «Homem da Matemática» da Rádio Pública Nacional, o Professor Keith Devlin explica como os matemáticos podem resolver problemas que deixam muitas pessoas confusas. Muitos alunos encontram dificuldade em passar da matemática do ensino médio para a matemática de nível universitário. Embora a maioria sobreviva à transição, nem todos o fazem. Este pequeno livro foi escrito para ajudar os alunos a fazerem essa mudança crucial. O pensamento matemático não é o mesmo que «fazer matemática» — a menos que seja um matemático profissional.
Para a maioria das pessoas, «fazer matemática» significa a aplicação de procedimentos e manipulações simbólicas. O pensamento matemático, pelo contrário, é uma maneira de pensar sobre as coisas no mundo que os humanos desenvolveram ao longo de três mil anos. Não precisa de ser sobre matemática, o que significa que muitas pessoas podem obter benefícios ao aprender esse poderoso modo de pensar, não apenas matemáticos e cientistas.
O leitor não aprenderá muita matemática nova com este livro. Mas, adquirindo a capacidade de pensar como um matemático, poderá dominar a nova matemática rapidamente, sempre que precisa.